Dark Souls 2
Procurando ser a versão definitiva de Dark Souls 2 para consoles, Scholar of the Last Sin consegue uma estreia respeitada no PlayStation 4 e Xbox One. Tal como a Scholar Edition na geração anterior, temos todos os DLCs já lançados, novos personagens e tangentes no enredo, assim como novos ajustes no gameplay. Esquemas de inimigos mais complexos, iluminação melhorada e efeitos superiores adornam estas novas versões - mas temos alguns problemas no Xbox One.Para começar, ambos os consoles acertam no básico. Não existem cortes na resolução: roda a 1920x1080 no PS4 e no One, com apoio de anti-aliasing FXAA. É interessante este resultado pois a tendência é adotar resoluções nativas mais baixas do que no PS4 para assegurar frames suaves, ou para ter paridade gráfica. No entanto, o bloqueio a 1080p revela níveis superiores em jogos multi já lançados, em termos visuais, é claro.
Em termos gráficos, ambos os consoles estão iguais. Temos uma instalação de 13GB no PS4 e 12.1GB no Xbox One, o resultado é o mesmo. Cada frame bombeado por cada console revela que o novo modelo de iluminação está presente (aumentando o contraste e adicionado propriedades de iluminação aos efeitos alpha) junto com sombras de alta qualidade.
Mesmo detalhes menores como o novo efeito de campo de profundidade personalizado, motion blur por objeto e filtro anisotrópico estão presentes nas duas versões. Para registo, a versão Dark Souls 2 para o One roda com a atualização 1.01, mas não vemos melhorias na performance. Vamos verificar a versão para PS4 assim que a atualização chegar, mas acreditamos que seja mais para corrigir erros
Dark sosuls 2 em Diversos está em diversos Consoles
Dark Souls 2 |
Os dois consoles recebem um tratamento de topo no design visual. Drangleic destaca-se na série Souls pelo seu design mais abrangente; o sinal full HD permite que detalhes distantes em Majula e Heide's Tower of Flame estejam mais nítidos. O contra é que a variação no nível de detalhe persiste em zonas como Majula, criando visível pop-in em mapas de sombras e objetos menores.
A performance é diferente, nas métricas dos frames vemos uma diferença entre os dois. Muitos dos espaços anteriormente vazios estão agora ocupados por novos inimigos, tais como wyverns dormindo, ou até grupos de 13 ou mais cavaleiros. Este maior número de inimigos é uma das ambições do jogo que não era possível na geração anterior, mas que tem o seu preço nos dois novos consoles.
O Xbox One paga um preço persistente para igualar o padrão visual do PS4. Ambos apontam para os 60fps e ligam a v-sync a todo o tempo, mas o One sofre com quedas maiores em cada cena na nossa análise. A área The Forest of Fallen Giants é um bom exemplo, onde uma leva de inimigos criam quedas entre 40-50fps no One, no PS4 opera entre os 50-60fps. Mesmo em Things Betwixt, existe uma margem regular de 10fps entre os dois - o PS4 opera a quase perfeitos 60fps, o Xbox One cambaleia perto dos 50fps.
Infelizmente isto torna o combate mais lento no One. Num exemplo, um encontro com o chefe The Last Giant, tivemos a maior queda, foram registrados 36fps seguidos de um conjunto de almas flutuando. O PS4 não é afetado aqui e a resposta mais suave dos comandos torna mais fácil enfrentar um cavaleiro após terminar esta luta contra o chefe. A máquina da Sony não produz 60fps perfeitos mas tem consistentemente uma melhor performance - e num jogo que exige um timing preciso para as respostas e desvios, o frame mais suave pode fazer a diferença.
A From Software descreveu o motor de Dark Souls 2 em termos de viabilidade para esta geração e, é claro, que o PS4 fica mais perto do desejado pelo estúdio. Nos consoles, é a melhor versão, o One fica em segundo devido ao seu frame menos estável. Ao igualar a plataforma da Sony em todas as definições gráficas, o One coloca a apresentação de DS2 acima da jogabilidade. No entanto, comparado com a performance de 20-30fps na geração anterior, é uma atualização completa para os seus donos.
Fica a questão quanto à versão de Dark Souls 2 PC, uma versão DirectX 11 que oferece melhorias visuais sobre o original DX9. O valor da proposta é um pouco controversa pois exige uma quantia adicional, especialmente para quem já tem o DLC e desfruta dos benefícios da atualização 1.10. Um ponto definitivo no argumento poderá assentar na extensão da mudança no diferencial de performance pela API e se as melhorias gráficas vão além das que vemos no PS4 e One - algo que vamos averiguar em breve.
Dark Souls 2 1080p60/V-Sync Gameplay PlayStation 4 Xbox One
Frames mais baixo 48.0fps 36.0fps
Frames perdidos (de um total de 20,480) 296 (1.44%) 1,573 (7.63%)
Gostaram da analise do jogo Dark Souls 2 Comentem curtam e compartilhe a noticia.